quarta-feira, 8 de abril de 2009

Crepúsculo

«Crepúsculo» em DVD: um culto que juntou centenas de fãs

DVD se esgota em Portugal em menos de 24 horas

O lançamento de «Crepúsculo» em DVD juntou centenas de fãs na loja FNAC do Colombo. Rostos que se juntaram «pelo amor» à Saga Luz e Escuridão e que não arredaram pé enquanto não soou a meia-noite, altura em que foram distribuídos os filmes. Longas horas de espera ocupadas com iniciativas preparadas para a ocasião e que culminaram num sorriso, assim que as mãos ficaram preenchidas por um ou mais exemplares do filme.

«A edição especial para fãs esgotou em menos de 24 horas», explicou Saul Rafael, responsável pela edição do DVD em português (Zon Lusomundo) ao IOL Cinema, acrescentando: «Esta terça-feira foram colocadas à venda mais 50 unidades, às 10h04 esgotaram. As pessoas acamparam lá fora para conseguirem o ticket. Existem mais 500 edições de dois DVD¿s em Digipack e a informação que temos é que já estão reservadas.»

A venda do filme, que existia em três edições - normal, especial e especial fãs, chegou às «cerca de 900 unidades» em pré-venda. Ou seja, «é o filme mais vendido de sempre via on-line, considerando as três edições de Crepúsculo», explicou Saul Rafael, acrescentando que tudo apontava para a venda de «800 a mil unidades» no lançamento.

Maçãs à entrada, «vampiras» e um grande aglomerado de adolescentes (mas não só) despertavam a curiosidade de quem não está familiarizado com os livros de Stephenie Meyer ou o filme de Catherine Hardwicke. Foi anunciado que as actividades arrancariam às 21h, mas as festividades abriram pela manhã e estenderam-se ao longo do dia: «O evento assentava em três pilares: a derradeira oportunidade de ver o filme no grande ecrã (uma sessão de cinema especial, só para fãs, onde estiveram cerca de 750 pessoas, divididas por duas salas), debate entre fãs e público, com o visionamento de alguns extras do filme, e um concerto [com os Cinemuerte].

Os responsáveis pelo lançamento do DVD acreditam que chegarão às «50 mil unidades». Mesmo «sem grande investimento publicitário» e mais pelo «passa a palavra» foram vendidos milhares de exemplares do livro e o filme levou «mais de 200 mil espectadores ao cinema». «Há uma série de forças resistentes no mercado, que acreditam tratar-se de um fenómeno mais americano, mas este evento mostra o contrário», apontou Saul Rafael.

A crise e um produto que não é só para «miúdas»

Os fãs são maioritariamente adolescentes do sexo feminino, mas não só. O fenómeno de popularidade da saga junta várias idades, ainda que as mais velhas sejam mais reservadas. Umas das responsáveis do blog «Twilight Portugal», Patrícia Gomes, tem 25 anos e garante que Crepúsculo junta «fãs de idades e sítios diferentes ¿ a mais nova tem 17 anos e a mais velha 32». Embora admita que «no início» também achou que «seria uma coisa para miúdas» percebeu que estava errada. Isso pode ser comprovado pelo facto de receberem «emails de pessoas na faixa dos 30 e até 40 anos».

Em termos gerais, as fãs queixam-se de o culto não ser levado muito a sério por empresas e comunicação social. «A crise» pode ser uma das culpadas pela falta de divulgação. Mas também é apontado o dedo ao preconceito: «Este fenómeno é muito desvalorizado e quando apostam é para o gozo. É um conjunto de miúdas histéricas. Muitas das empresas parecem ter tido medo de investir em algo que não sabiam se ia ter a mesma adesão que nos EUA, por exemplo. Mas o público-alvo deles também lê estes livros e viu o filme.»

E agora? «Agora é trazer os actores a Portugal», referiu Patrícia Gomes, já que uma visita de Stephenie Meyer parece ser mais complicada. Para já mais vale (re)ver Crepúsculo e todos os extras que o cinema não ofereceu.


Breaking Dawn ganha prêmio na Inglaterra

Na sexta-feira, 3 abr, Stephenie Meyer recebeu o prêmio de livro do ano como melhor livro infanto juvenil do ano na Inglaterra, o Galaxy British Book Awards, comparado ao “Oscar do mundo dos livros”, por seu livro Breaking Dawn, o quarto livro da saga Crepúsculo.

Parabéns Steph!





Sem comentários:

Enviar um comentário